Programação de agosto 2024 MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

05/08/2024

No mês do Patrimônio Cultural, programação conta com exposição na cidade de Ouro Preto, apresenta detalhes das descobertas arqueológicas de Peter Lund em Minas Gerais e exibe filme com a história do maior diamante já encontrado em território brasileiro

MM Gerdau | Créditos: Julia Norberto

Em agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17/08). Para celebrar a data, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal leva para seu público uma programação dedicada ao tema. A novidade fica por conta da prorrogação da exposição Usina Wigg: os Primórdios da Siderurgia no Brasil, que segue em cartaz em Belo Horizonte, até o dia 11/08. Em seguida, a partir do dia 30/08, ela será inaugurada na cidade de Ouro Preto/MG. Nos dias 22 e 24/08, quinta-feira e sábado, o Museu recebe a exibição do curta-metragem Joaquim e o Diamante Presidente Vargas. Na quinta-feira, 22/08, além da exibição do filme, acontece um bate-papo com o roteirista André Mendonça, que se inspirou na história do maior diamante encontrado no Brasil, com uma réplica exposta no MM Gerdau! O encontro virtual Peter Lund em Minas Gerais – 190 Anos de Descobertas, no YouTube do Museu, será transmitido ao vivo, no dia 29/08, e terá participação do geógrafo Antoniel Fernandes, do pesquisador Augusto Auler e mediação de Luciano Faria, pesquisador do MM Gerdau.

A programação do MM Gerdau é acessível e gratuita. Participe!

___

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal se solidariza com as vítimas e pessoas atingidas pelas recentes chuvas no Rio Grande do Sul.

Acesse este link e saiba como ajudar!

___

PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2024:

EXPOSIÇÃO – USINA WIGG: OS PRIMÓRDIOS DA SIDERURGIA NO BRASIL

BELO HORIZONTE

DATA: prorrogada até 11/08/2024

HORA: 10 às 17h

LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Sala de Exposições Temporárias)

ACESSIBILIDADE: Libras, Braile, Audiodescrição e Piso Tátil

EXPOSIÇÃO – USINA WIGG: OS PRIMÓRDIOS DA SIDERURGIA NO BRASIL

OURO PRETO/MG

DATA: 30/08 a 26/10/2024 (Eleições – exposição fechada no dia 06/10)

HORA: terça a sexta-feira, das 10 às 18h // sábado e domingo, das 10 às 17h

LOCAL: Centro Cultural SESIMINAS Ouro Preto

ENDEREÇO: Praça Tiradentes, 04 – Ouro Preto/MG

ACESSIBILIDADE: Libras, Braile, Audiodescrição e Piso Tátil

A exposição “USINA WIGG – OS PRIMÓRDIOS DA SIDERURGIA NO BRASIL”, em cartaz no MM Gerdau, foi prorrogada até o dia 11/08/2024 em Belo Horizonte. Ela apresenta uma jornada ao passado, às histórias, lugares e memórias da usina. Localizada em Miguel Burnier, distrito da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, ela está situada na região central do estado, no Quadrilátero Ferrífero: uma província geológica brasileira, notadamente conhecida por suas jazidas de minérios de ouro, ferro e manganês.

A exposição é realizada via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pelo SESI – Serviço Social da Indústria e Secretaria do Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, possui o patrocínio da Gerdau, gestão museológica do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, apoio institucional do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e do Centro de Convenções de Ouro Preto, da Universidade Federal De Ouro Preto (UFOP), Arquivo Público Mineiro (APM), apoio da CBMM e parceria com o Circuito Liberdade, por meio do Governo de Minas Gerais.

___
FILME: JOAQUIM E O DIAMANTE PRESIDENTE VARGAS

DATA: 22 e 24/08/2024

HORA: 22/08/2024 – 19h // 24/08/2024 – 15h

LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

BATE-PAPO: JOAQUIM E O DIAMANTE PRESIDENTE VARGAS

DATA: 22/08/2024

HORA: 19h

LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

ACESSIBILIDADE: Libras

O curta-metragem Joaquim e o Diamante Presidente Vargas, da produtora Viva Filmes, é dirigido por Bellamir Freire, escrito por André Mendonça, Bellamir Freire, Rui Matteo Filho, e inspirado em um livro de André Mendonça, Mateus Silva e Tiago Wilson. Na quinta-feira, dia 22/08, haverá um bate-papo com o realizador André Mendonça. No sábado, dia 24/08, às 15h30, terá nova sessão de exibição do curta. A entrada, para os dois dias, é gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos. Sujeito à lotação do espaço.

No fim da década de 1930, Joaquim Venâncio Tiago, em meio a pobreza e a vida árdua do interior de Minas Gerais, tenta encontrar a pedra que mudaria sua vida. O garimpeiro de origem humilde passou por diversas situações de sofrimento até que, em 1938, obteve êxito ao encontrar o tão sonhado diamante. A gema encontrada por Joaquim Venâncio não era um diamante comum, era uma pedra magnífica com 726 quilates e batizada com o nome do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas.


___
PETER LUND EM MINAS GERAIS – 190 ANOS DE DESCOBERTAS

DATA: 29/08/2024, quinta-feira

HORA: 19h30

LOCAL: YouTube do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O bate-papo Peter Lund em Minas Gerais – 190 Anos de Descobertas, celebrando o aniversário da chegada do notável cientista em nosso estado, estreia no YouTube do MM Gerdau, no dia 29 de agosto, às 19h30. Nesse dia teremos uma roda de conversa com a participação de Augusto Auler, Antoniel Fernandes e Luciano Faria, que vão apresentar resultados inéditos de pesquisas que buscaram mapear os caminhos de Lund pelo sertão e mostrar as riquezas de cavernas, como a Gruta do Maquiné, e todo patrimônio espeleológico revelado nestes 190 anos de história da ciência brasileira.

Em 1834, depois de ter viajado cerca de 1.500 km em lombos de mulas, Peter Wilhelm Lund – naturalista dinamarquês – chega em Minas Gerais para contribuir de forma notável com o conhecimento científico mundial. O que eram desdobramentos imprevistos e coincidências inesperadas culminou no nascimento de duas ciências em território nacional: a Paleontologia e a Espeleologia.


___

#AMOMINERAIS
TEMA: SILICATOS

Datas: 08, 15, 22 e 29/08/2024

Horário: 12h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau


___

#NASMARGENSDAABOLIÇÃO
TEMA: MANO BROWN

Datas: 27/08/2024

Horário: 12h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau


___

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 660 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. 

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está localizado no histórico Prédio Rosa, na Praça da Liberdade. É financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Em 2024, o MM Gerdau passou a integrar a Rota das Artes, ação do Governo de Minas que objetiva o desenvolvimento econômico e geração de empregos nas cidades da região dos Inconfidentes, abrangendo oito cidades: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.

SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO 2024 NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
www.mmgerdau.org.br
Funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h
Endereço: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita!