Programação de dezembro 2023 MM Gerdau -Museu das Minas e do Metal

13/12/2023

Com extensa programação cultural, MM Gerdau apresenta exposições temporárias, concertos natalinos e horário especial de funcionamento no último mês de 2023!

Coral Canarinhos de Itabirito | Créditos: Larissa Pedrosa

No mês em que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal celebra a parceria entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais, que estão juntos há 10 anos fomentando e preservando os patrimônios cultural e geológico do estado, o Museu traz para dezembro exposições temporárias e apresentações musicais. O mês inicia com horário especial de funcionamento: até janeiro de 2024, o Prédio Rosa abre das 12 às 21h, proporcionando visitação noturna e integrando o público à iluminação do Natal da Mineiridade, ação promovida pelo Governo de Minas Gerais, que traz decoração especial para a Praça da Liberdade. 

A primeira apresentação musical acontece no dia 13/12, quarta-feira, às 19h30, com o Ars Nova – Coral da UFMG e o concerto “Banquete De Vozes Do Natal”; Em seguida, dois projetos apoiados pela Gerdau se apresentam no Museu. No dia 14/12, quinta-feira, também às 19h30, o Museu recebe a apresentação da Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB; E, no dia 15/12, às 19h, a apresentação fica por conta do Coral Canarinhos de Itabirito, que levará concerto lúdico para toda a família.

Até o dia 28/01, os visitantes poderão conhecer três exposições temporárias no MM Gerdau: “O Caminho das Turmalinas: da natureza para nossas vidas”. A mostra apresenta curiosidades sobre a turmalina, mineral de beleza única e comumente utilizado na produção de joias e muito procurada por colecionadores; Também está em cartaz a exposição Hors Pistes Brasil 2023 – “Ver a Guerra e Fazer as Pazes”, nova parceria com a Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais. Concebida pelo Centro Georges Pompidou, a mostra possui curadoria de Géraldine Gomez e conta com a apresentação de produções audiovisuais e exposição fotográfica; Até o final de janeiro de 2024, os visitantes poderão conhecer as belezas e linguagens artísticas da exposição “Coletiva Cobo Galeria”. A mostra possui o patrocínio da Gerdau, a curadoria de Rogério Flausino e Marcus Paschoalin, e reúne trabalhos inéditos de 12 artistas plásticos radicados em Minas Gerais.

A programação do MM Gerdau é acessível e gratuita. Participe!

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ESPECIAL DEZEMBRO 2023:

02 a 22/12, de terça a domingo: o Museu funciona das 12 às 21h;

27 a 29/12, de quarta a sexta-feira: o Museu funciona das 12 às 21h;

23 a 26/12/23 e 30/12/23 a 02/01/24: o Museu fica fechado para visitação;

03/01/24: o Museu volta a funcionar durante o horário normal, de terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h.

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2023:

EXPOSIÇÃO: “O CAMINHO DAS TURMALINAS: DA NATUREZA PARA AS NOSSAS VIDAS˜

  • Uma parceria com a Aricanga Mine

Data: 04/10/23 até 28/01/24

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Sala de Exposições Temporárias)

As Turmalinas são comumente utilizadas para a produção de joias, para o colecionismo e, para algumas crenças e tradições, possui poder terapêutico e usadas como talismãs de proteção. A exposição “O Caminho das Turmalinas: da natureza para as nossas vidas” traz para o MM Gerdau uma coleção de amostras e detalhes sobre a história desse mineral, em parceria com a Aricanga Mine.

___

EXPOSIÇÃO: HORS PISTES BRASIL 2023 – “VER A GUERRA E FAZER AS PAZES”

  • Uma parceria com a Aliança Francesa

Data: 10/11/2023 a 28/01/2024

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (3º Piso – Andar do Metal)

Bombardeamentos vistos de uma janela, carros blindados roubados por tratores, jovens correndo pelas ruas destruídas… Todos os dias, a cada hora, novas imagens chegam às redes. Estas imagens, trêmulas, às vezes escuras, com enquadramentos imperfeitos e sem montagem relatam, ao vivo, conflitos nas nossas telas. Assistimos a uma transformação da representação da guerra, onde a imagem amadora predomina. Estas imagens ocupam nossos jornais. É dada a mesma evidência para as “imagens de paz”? Por não estar representada, a paz não pode ser pretendida? A 18ª edição do Festival Hors Pistes questiona as novas representações da guerra, mas tenta também responder aos desafios de representação da paz, sob todas suas formas, efêmeras, imaginárias ou virtuais.

___

EXPOSIÇÃO: COLETIVA COBO GALERIA

  • Uma parceria com a Cobo Galeria e patrocínio da Gerdau

Data: 01/12/2023 a 28/01/2024

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (3º Piso – Andar do Metal)

A mostra é realizada em parceria com a COBO Galeria e possui o patrocínio da Gerdau. A curadoria é assinada por Rogério Flausino e Marcus Paschoalin, apresentando obras inéditas de 12 artistas plásticos radicados em Minas Gerais, de diferentes estilos artísticos: Antônio Andrade, Daniel Tavares, Franklin Araujo (FKL), Humberto Hermeto, Marcus Paschoalin, Maurício Mau, Michel Esteban, Paulo Apgáua, Rafael Alencar, Rafael Lucchesi, Robert Frank e Rogério Fernandes. A exposição compõe as celebrações da parceria entre a Gerdau, o Governo de Minas Gerais e o MM Gerdau, que estão juntos há 10 anos fomentando e preservando os patrimônios cultural e geológico do estado.

___

CONCERTO: ARS NOVA – CORAL DA UFMG – “BANQUETE DE VOZES DO NATAL”

Data: 13/12, quarta-feira

Hora: 19h30

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Esse é um concerto de Natal com música coral acompanhada por órgão positivo e violoncelo e que inclui alguns dos mais conhecidos “hits natalinos”. O Banquete de 2023 terá um tempero diferente! O coro apresentará uma primeira parte do cardápio com músicas do repertório tradicional erudito e, na segunda parte, músicas do repertório popular de Natal. O programa será apresentado com muita técnica, mas também com bastante emoção!

___

CONCERTO: JOVEM ORQUESTRA DE OURO BRANCO – JOOB

Data: 14/12, quinta-feira

Hora: 19h30

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

O concerto encerra o ano da JOOB e traz um repertório especial para celebrar a chegada de 2024. A regência é do maestro Marcos Silva-Santos. A abertura do programa será com o Prelúdio das Bachianas no 4, de Heitor Villa-Lobos. Em seguida, a orquestra apresenta Preparense, de Astor Piazzolla. A próxima peça é Hop Tango, de Salvador Martinez. A JOOB também incluiu no repertório, mas que nada, de Jorge Ben Jor, e Mourão, de César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira. O encerramento ficará com duas peças de Lucas Telles, violonista e compositor mineiro, parceiro da JOOB: Urucubaca e Alumiado.

___

CONCERTO: CORAL CANARINHOS DE ITABIRITO

Data: 15/12, sexta-feira

Hora: 19h

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Pelas vozes dos Coral Canarinhos de Itabirito o público é conduzido à cultura do natal em suas mais distintas sonoridades com um concerto repleto em harmonias, ritmos, idiomas e estilos. O percurso musical começa com os clássicos passando melodias de povos e culturas mais distantes chegando a canções que nos fazem refletir sobre a forma com que cada povo celebra a passagem do ano, o nascimento de Jesus e as canções do bom velhinho. Com a direção artística e regência de Éric Lana e a preparação vocal e direção cênica de Thays Simões, o Concerto de Natal marca também os 50 anos do Coro, comemorados em 2023. Muita alegria e música, celebrando o Natal e um tributo à jornada que percorremos, repleta de harmonia, dedicação e crescimento, simbolizando o voo continuado do nosso canto e do propósito da nossa instituição.

___

#AMOMINERAIS
Dia da Astronomia (amostras de meteoritos)

Datas: 07, 14, 21 e 28/12

Horário: 12h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau

___

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 500 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. 

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção. O MM Gerdau é fruto da parceria, que completa 10 anos em 2023, entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais.

SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO 2023 NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
Horário de funcionamento epecial:
– 02 a 22/12, de terça a domingo:
o Museu funciona das 12 às 21h;

– 27 a 29/12, de quarta a sexta-feira: o Museu funciona das 12 às 21h;

– 23 a 26/12/23 e 30/12/23 a 02/01/24: o Museu fica fechado para visitação;

– 03/01/24: o Museu volta a funcionar durante o horário normal, de terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h.

Endereço: Praça da Liberdade, nº680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita!
www.mmgerdau.org.br
@mmgerdau

Google Arts & Culture – MM Gerdau

Assessoria de Comunicação: Lucas D’Ambrosio – 31-99701-8860 – comunicacao1@mmgerdau.org.br