Com extensa programação cultural, MM Gerdau apresenta exposições temporárias, concertos natalinos e horário especial de funcionamento no último mês de 2023!
No mês em que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal celebra a parceria entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais, que estão juntos há 10 anos fomentando e preservando os patrimônios cultural e geológico do estado, o Museu traz para dezembro exposições temporárias e apresentações musicais. O mês inicia com horário especial de funcionamento: até janeiro de 2024, o Prédio Rosa abre das 12 às 21h, proporcionando visitação noturna e integrando o público à iluminação do Natal da Mineiridade, ação promovida pelo Governo de Minas Gerais, que traz decoração especial para a Praça da Liberdade.
A primeira apresentação musical acontece no dia 13/12, quarta-feira, às 19h30, com o Ars Nova – Coral da UFMG e o concerto “Banquete De Vozes Do Natal”; Em seguida, dois projetos apoiados pela Gerdau se apresentam no Museu. No dia 14/12, quinta-feira, também às 19h30, o Museu recebe a apresentação da Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB; E, no dia 15/12, às 19h, a apresentação fica por conta do Coral Canarinhos de Itabirito, que levará concerto lúdico para toda a família.
Até o dia 28/01, os visitantes poderão conhecer três exposições temporárias no MM Gerdau: “O Caminho das Turmalinas: da natureza para nossas vidas”. A mostra apresenta curiosidades sobre a turmalina, mineral de beleza única e comumente utilizado na produção de joias e muito procurada por colecionadores; Também está em cartaz a exposição Hors Pistes Brasil 2023 – “Ver a Guerra e Fazer as Pazes”, nova parceria com a Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais. Concebida pelo Centro Georges Pompidou, a mostra possui curadoria de Géraldine Gomez e conta com a apresentação de produções audiovisuais e exposição fotográfica; Até o final de janeiro de 2024, os visitantes poderão conhecer as belezas e linguagens artísticas da exposição “Coletiva Cobo Galeria”. A mostra possui o patrocínio da Gerdau, a curadoria de Rogério Flausino e Marcus Paschoalin, e reúne trabalhos inéditos de 12 artistas plásticos radicados em Minas Gerais.
A programação do MM Gerdau é acessível e gratuita. Participe!
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ESPECIAL DEZEMBRO 2023:
02 a 22/12, de terça a domingo: o Museu funciona das 12 às 21h;
27 a 29/12, de quarta a sexta-feira: o Museu funciona das 12 às 21h;
23 a 26/12/23 e 30/12/23 a 02/01/24: o Museu fica fechado para visitação;
03/01/24: o Museu volta a funcionar durante o horário normal, de terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h.
EXPOSIÇÃO: “O CAMINHO DAS TURMALINAS: DA NATUREZA PARA AS NOSSAS VIDAS˜
Data: 04/10/23 até 28/01/24
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Sala de Exposições Temporárias)
As Turmalinas são comumente utilizadas para a produção de joias, para o colecionismo e, para algumas crenças e tradições, possui poder terapêutico e usadas como talismãs de proteção. A exposição “O Caminho das Turmalinas: da natureza para as nossas vidas” traz para o MM Gerdau uma coleção de amostras e detalhes sobre a história desse mineral, em parceria com a Aricanga Mine.
___
EXPOSIÇÃO: HORS PISTES BRASIL 2023 – “VER A GUERRA E FAZER AS PAZES”
Data: 10/11/2023 a 28/01/2024
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (3º Piso – Andar do Metal)
Bombardeamentos vistos de uma janela, carros blindados roubados por tratores, jovens correndo pelas ruas destruídas… Todos os dias, a cada hora, novas imagens chegam às redes. Estas imagens, trêmulas, às vezes escuras, com enquadramentos imperfeitos e sem montagem relatam, ao vivo, conflitos nas nossas telas. Assistimos a uma transformação da representação da guerra, onde a imagem amadora predomina. Estas imagens ocupam nossos jornais. É dada a mesma evidência para as “imagens de paz”? Por não estar representada, a paz não pode ser pretendida? A 18ª edição do Festival Hors Pistes questiona as novas representações da guerra, mas tenta também responder aos desafios de representação da paz, sob todas suas formas, efêmeras, imaginárias ou virtuais.
EXPOSIÇÃO: COLETIVA COBO GALERIA
Data: 01/12/2023 a 28/01/2024
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (3º Piso – Andar do Metal)
A mostra é realizada em parceria com a COBO Galeria e possui o patrocínio da Gerdau. A curadoria é assinada por Rogério Flausino e Marcus Paschoalin, apresentando obras inéditas de 12 artistas plásticos radicados em Minas Gerais, de diferentes estilos artísticos: Antônio Andrade, Daniel Tavares, Franklin Araujo (FKL), Humberto Hermeto, Marcus Paschoalin, Maurício Mau, Michel Esteban, Paulo Apgáua, Rafael Alencar, Rafael Lucchesi, Robert Frank e Rogério Fernandes. A exposição compõe as celebrações da parceria entre a Gerdau, o Governo de Minas Gerais e o MM Gerdau, que estão juntos há 10 anos fomentando e preservando os patrimônios cultural e geológico do estado.
___
CONCERTO: ARS NOVA – CORAL DA UFMG – “BANQUETE DE VOZES DO NATAL”
Data: 13/12, quarta-feira
Hora: 19h30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)
Esse é um concerto de Natal com música coral acompanhada por órgão positivo e violoncelo e que inclui alguns dos mais conhecidos “hits natalinos”. O Banquete de 2023 terá um tempero diferente! O coro apresentará uma primeira parte do cardápio com músicas do repertório tradicional erudito e, na segunda parte, músicas do repertório popular de Natal. O programa será apresentado com muita técnica, mas também com bastante emoção!
___
CONCERTO: JOVEM ORQUESTRA DE OURO BRANCO – JOOB
Data: 14/12, quinta-feira
Hora: 19h30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)
O concerto encerra o ano da JOOB e traz um repertório especial para celebrar a chegada de 2024. A regência é do maestro Marcos Silva-Santos. A abertura do programa será com o Prelúdio das Bachianas no 4, de Heitor Villa-Lobos. Em seguida, a orquestra apresenta Preparense, de Astor Piazzolla. A próxima peça é Hop Tango, de Salvador Martinez. A JOOB também incluiu no repertório, mas que nada, de Jorge Ben Jor, e Mourão, de César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira. O encerramento ficará com duas peças de Lucas Telles, violonista e compositor mineiro, parceiro da JOOB: Urucubaca e Alumiado.
___
CONCERTO: CORAL CANARINHOS DE ITABIRITO
Data: 15/12, sexta-feira
Hora: 19h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)
Pelas vozes dos Coral Canarinhos de Itabirito o público é conduzido à cultura do natal em suas mais distintas sonoridades com um concerto repleto em harmonias, ritmos, idiomas e estilos. O percurso musical começa com os clássicos passando melodias de povos e culturas mais distantes chegando a canções que nos fazem refletir sobre a forma com que cada povo celebra a passagem do ano, o nascimento de Jesus e as canções do bom velhinho. Com a direção artística e regência de Éric Lana e a preparação vocal e direção cênica de Thays Simões, o Concerto de Natal marca também os 50 anos do Coro, comemorados em 2023. Muita alegria e música, celebrando o Natal e um tributo à jornada que percorremos, repleta de harmonia, dedicação e crescimento, simbolizando o voo continuado do nosso canto e do propósito da nossa instituição.
#AMOMINERAIS
Dia da Astronomia (amostras de meteoritos)
Datas: 07, 14, 21 e 28/12
Horário: 12h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau
___
MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 500 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa.
Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção. O MM Gerdau é fruto da parceria, que completa 10 anos em 2023, entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais.
SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO 2023 NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
Horário de funcionamento epecial:
– 02 a 22/12, de terça a domingo: o Museu funciona das 12 às 21h;
– 27 a 29/12, de quarta a sexta-feira: o Museu funciona das 12 às 21h;
– 23 a 26/12/23 e 30/12/23 a 02/01/24: o Museu fica fechado para visitação;
– 03/01/24: o Museu volta a funcionar durante o horário normal, de terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h.
Endereço: Praça da Liberdade, nº680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita!
www.mmgerdau.org.br
@mmgerdau
Google Arts & Culture – MM Gerdau
Assessoria de Comunicação: Lucas D’Ambrosio – 31-99701-8860 – comunicacao1@mmgerdau.org.br