Programação de Janeiro 2023 no MM Gerdau

26/12/2022

Em janeiro de 2023, o MM Gerdau realiza a nova edição do “Férias é no Museu!” e oferece visitação a três exposições temporárias. Além disso, a partir do dia 03/01, o Museu das Minas e do Metal inaugura seu novo horário de funcionamento, com abertura a partir das 10h da manhã. 

Fachada do MM Gerdau em Belo Horizonte (MG) | Créditos: Divulgação Gerdau

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal traz novidades em janeiro de 2023. A partir do dia 03/01, o Museu funcionará de terça a domingo, das 10 às 17h (com entrada até às 16h30) e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h (com entrada até às 21h30). Para o período de férias, o MM Gerdau realiza a nova edição da ação educativa “Férias é no Museu!”. A programação será diversa e contará com atividades realizadas entre os dias 17 e 31/01, em diferentes horários. Serão ofertadas oficinas, ateliê científico, ateliê de Libras, contação de histórias e, integrando pela primeira vez o evento, o Encontro de Colecionadores de Minerais Mirins. Além disso, até o dia 29/01, o público poderá visitar as três exposições temporárias que estão em cartaz no Museu: “Meteoritos: fragmentos da história do Sistema Solar – a coleção do Museu de Ciências da Terra”, “Hors Pistes – A Idade das Imagens” e “Ponto de Fuga”. 

FÉRIAS É NO MUSEU! 

Voltada para o público diverso e com ações específicas para as crianças, o Educativo do MM Gerdau preparou uma série de atividades visando a integração e o fomento das discussões sobre ciência e tecnologia. O evento é desenvolvido com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento da mente criativa e científica, com a oferta de atividades lúdicas, interativas e acessíveis, que abordam temas técnicos do nosso dia a dia. 

O Educativo do MM Gerdau se propõe a discutir a importância da ciência, da metalurgia, da mineralogia e da arte para o desenvolvimento humano. As ações educativas apresentam e aproximam os conceitos das ciências da terra, cristais, minerais e seus variados processos de formação; apresenta a linguagem de sinais (Libras) como um importante instrumento de comunicação e produção de conhecimento; e relaciona as propriedades dos minerais, elementos químicos e suas gênesis ao dia a dia das sociedades. 

Programação: 

Oficina de Cristais 

Data e Horário: 17 e 31/01 das 14h30 às 16h 

Local: Auditório Bateia 

Inscrições: Será obrigatório a realização de inscrição presencial, 30 minutos antes da sessão. Público: a partir de 8 anos 

Acessibilidade: Acessível para crianças (a partir de 8 anos com responsável), pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão. 

Número máximo de participantes: 15 participantes mais acompanhantes 

Oficina onde o público terá a oportunidade de criar seu próprio cristal em uma atividade dinâmica e instigante que traz o “fazer ciência” como elemento central. Iremos conversar sobre a formação de alguns minerais: sua constituição, seus elementos químicos, suas formas e sua presença constante no nosso dia a dia. 

Oficina Tecer Estrelas 

Data e Horário: 18 e 24/01 das 14h30 às 16h 

Local: Praça de Convivência 

Inscrições: Será obrigatório a realização de inscrição presencial, 30 minutos antes da sessão. Público: a partir 5 anos 

Acessibilidade: Acessível para crianças (a partir de 5 anos com responsável), pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão. 

Número máximo de participantes: 10 participantes mais acompanhantes 

Pelo ofício do bordado, o público fará sua própria leitura da exposição “Meteoritos”, criando constelações, meteoritos e outros elementos do sistema solar, materializando suas experiências e aprendizados por meio da expressão artística do bordar. 

Ateliê de Libras: Na Palma da Mão 

Data e Horário: 27/01 das 14h30 às 16h. 

Local: Praça de Convivência Inscrições: Será obrigatório a realização de inscrição presencial, 30 minutos antes da sessão. 

Público: a partir 6 anos 

Acessibilidade: Acessível para crianças (a partir de 6 anos com responsável), pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão. 

A oficina contará com interpretação simultânea em libras. 

Número máximo de participantes: 10 participantes mais acompanhantes 

Nesta oficina o público será convidado a se aproximar da língua brasileira de sinais, Libras, através do universo dos minerais: seus nomes e suas histórias. O aprendizado e a memória da experiência serão materializados através da confecção de um chaveiro com massa de biscuit. Esta oficina conta com intérprete de Libras. 

Dona Izabel Ensinou: Argila E Arte No Vale Do Jequitinhonha 

Data e Horário: 20 e 25/01 das 14h30 às 16h. 

Local: dia 20/01 – Terraço / dia 25 /01 – Praça de Convivência 

Inscrições: Será obrigatório a realização de inscrição no local, 30 minutos antes da sessão. Público: a partir de 3 anos 

Acessibilidade: Acessível para crianças (a partir de 3 anos com responsável), pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão. 

A contação de história terá interpretação simultânea em libras. 

Número máximo de participantes: 30 participantes mais acompanhantes 

Por meio de uma contação de histórias o Educativo cria laços entre a imaginação e a prática: uma viagem ao Jequitinhonha e a prática experimental de moldar minerais na argila! Ficaram curiosos? 

Ateliê Científico 

Data e Horário: 17/01 a 21/01 e 24/01 a 28/01, 12h às 17h; 19/01 e 26/01 (quintas-feiras) das 15h às 19h.

Local: Bateia: dias 17, 18, 19, 20, 21, 27 e 28 – Praça de Convivência: dias 24,25 e 26 

Não há inscrição prévia. Sujeito à lotação do espaço. 

Público: Livre Acessibilidade: Acessível para crianças de qualquer idade, desde que acompanhadas, pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão. 

Número máximo de participantes: 15 participantes mais acompanhantes 

O Ateliê Científico comporta e abarca diversas atividades lúdico-pedagógicas, como jogos de tabuleiro e a produção de tintas minerais, centradas em torno da promoção e da divulgação científica, sem restrição de idade e, sempre que possível, acessíveis a todos os públicos. Destacamos que durante a realização de sessões de oficinas que serão ofertadas no mesmo ambiente, o Ateliê Científico ficará com entrada e permanência restrita 30 minutos antes e 30 minutos após a realização da oficina. 

Encontro De Colecionadores De Minerais Mirins 

Data e Horário: 28/01, das 14h às 16h 

Local: Praça de Convivência Não há inscrição prévia. Sujeito à lotação do espaço. 

Público: Livre 

Acessibilidade: Acessível para crianças, pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas com deficiência visual e com baixa visão. 

Número máximo de participantes: Livre 

Em 2023 o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza a primeira edição do Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais. Como um museu de ciência e tecnologia e com rico acervo mineralógico, a proposta do MM Gerdau é criar ainda mais conexão com o público por meio dos minerais e estimular o surgimento de novos colecionadores. Caso tenha interesse em identificar algumas de suas amostras, teremos a participação da geóloga e curadora de Geociências do Museu, Andréa Ferreira. 

Para todas as oficinas, com exceção do Ateliê Científico, será obrigatório a realização de inscrição com trinta minutos de antecedência. Pedimos atenção ao cumprimento das normas de proteção contra a SARS-CoV-2, a rigor: sugestão do uso de máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social. 

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS: 

Meteoritos: A História Do Sistema Solar – A Coleção Do Museu De Ciências Da Terra 

Data: em cartaz até dia 29/01 

Local: Sala de Exposições Temporárias 

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, juntamente com o Museu de Ciências da Terra, do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), apresentam a exposição “Meteoritos: fragmentos da história do Sistema Solar – a coleção do Museu de Ciências da Terra”. A mostra ficará em cartaz no MM Gerdau, em Belo Horizonte, no Prédio Rosa da Praça da Liberdade, entre os dias 20 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023. 

A exposição é fruto do projeto de itinerância do Museu de Ciências da Terra, sediado no Rio de Janeiro/RJ, que leva parte do seu acervo para outras regiões do país, com o objetivo de democratizar o acesso e preservar a memória e o patrimônio das geociências. 

Hors-PIstes – A Idade das Imagens 

Data: em cartaz até dia 29/01 

Local: Andar do Metal (3º piso) 

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, entre os dias 18/11/2022 a 29/01/2023, a exposição “Festival Hors Pistes Brasil – A Idade das Imagens”, realizada pela Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais e concebida pelo Centro Georges Pompidou. A mostra possui curadoria de Géraldine Gomez e conta com sete filmes de oito artistas. 

Ponto de Fuga – Marcus Paschoalin 

Data: em cartaz até dia 29/01 

Local: Andar do Metal (3º piso) 

A versatilidade é característica marcante no trabalho de Marcus Paschoalin, que possui obras realizadas em diferentes suportes ou superfícies como telas, madeiras, grandes empenas, automóveis e até aviões. Suas pinturas são produzidas com o uso de tinta látex, sintética e, na maioria das vezes, tinta em spray e resina. 

Outra linguagem marcante em seu trabalho é a cor, elemento com forte presença entre linhas e formas geométricas, proporcionando diversidade e renovação visual entre cada exemplar criado pelo artista. 

A exposição foi inspirada no conceito “ponto de fuga”, termo artístico que representa uma referência no horizonte, criada por linhas de um desenho, que conduzem a visão do espectador e ajudam a construir uma perspectiva à obra, tornando-a mais realista. 

Esse conceito também está na experiência proposta pelo artista para sua nova mostra, permitindo ao visitante percorrer um caminho entre uma tela à outra, criando uma perspectiva das três décadas da sua própria carreira, ilustrada nas telas expostas no MM Gerdau. 

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras. 

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.

 O Museu está localizado no histórico Prédio Rosa da Praça da Liberdade, que completou 125 anos da sua construção, em dezembro de 2022. 

SERVIÇO:

Programação de Janeiro 2023 no MM Gerdau 

Data: 03 a 31/01 Funcionamento: – Terça a domingo, das 10 às 17h (com entrada até às 16h30) – Quintas-feiras, das 10 às 22h (com entrada até às 21h30) 

Endereço: Prédio Rosa na Praça da Liberdade, nº 680, Funcionários – BH Entrada gratuita! 

Assessoria de Imprensa: Lucas D’Ambrosio – comunicacao1@mmgerdau.org.br 31 – 3516-7215 / 31-99701-8860