Programação de Março 2024 MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

06/03/2024

Março chega ao MM Gerdau com ações sobre sustentabilidade e meio ambiente. O mês também será dedicado à valorização do trabalho de mulheres e meninas cientistas, e marca o início das ações musicais no Museu, com concerto de Violoncelos.

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal | Créditos: Divulgação Gerdau

Entre os dias 02 e 17/03, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, em parceria com o grupo Guano Speleo, curso dedicado à espeleologia (ciência dedicada ao estudo de grutas e cavernas); No dia 07/03, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, acontece a Live “Meninas Com Ciência, um projeto do Museu Nacional”, com participação de representante do Museu Nacional (UFRJ) e do MM Gerdau; Na semana seguinte, no dia 14/03, o Museu integra a programação da 6ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, ação promovida pelo Governo de Minas Gerais, com visitação noturna pelo Prédio Rosa; Em 21/03, a comemoração será dedicada ao Dia Internacional da Água, com uma roda de conversa sobre as situações dos rios e córregos da Região Metropolitana de BH. O evento conta com mediação de Alice Libânia (Analista Ambiental da FEAM e Superintendente de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente) e participação de Ana Paula Furtado (engenheira da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas – PBH), Marília Melo (Secretária de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais) e Marcelo da Fonseca (Diretor do Igam-MG) e terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do MM Gerdau; Para fechar o mês, no dia 30/03, o Museu recebe o concerto de encerramento da 10ª edição do Festival de Violoncelos de Ouro Branco. A ação, criada pela Casa de Música de Ouro Branco e com o patrocínio da Gerdau, traz, em 2024, a participação de músicos de diferentes países como Brasil, Itália, Alemanha e Espanha.

A programação do MM Gerdau é acessível e gratuita. Participe!

PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2024:

AGENDA DE VISITAS MEDIADAS DO MM GERDAU

Local: site do MM Gerdau – Museu Das Minas e do Metal
(
https://mmgerdau.org.br/visitas-presenciais-mediadas/)

O Educativo do MM Gerdau retoma as visitas mediadas em 2024, a partir do dia 01 de março! O agendamento é realizado por meio de duas etapas: a primeira, pela reserva no link abaixo e, a segunda, pelo preenchimento obrigatório de um formulário, que deve ser enviado após a solicitação da reserva. A visita ao Museu é gratuita e o Educativo atende grupos com até 45 pessoas!

Horários de visitas:

  • Segunda: museu fechado
  • Terça: Somente às 14h
  • Quarta: 10h e 14h30
  • Quinta: 14h e 19h
  • Sexta: 9h30 e 14h

Reserva e agendamento para as visitas mediadas, neste link!

___

CURSO DE INTRODUÇÃO À ESPELEOLOGIA

Guano Speleo

Datas: 02, 09 e 16/03/24 (aulas teóricas) e 17/03/24 (aula prática)

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Espeleologia Guano Speleo, com apoio do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, apresenta o Curso de Introdução à Espeleologia (CIE), nos dias 2, 9, 16 e 17 de março. O CIE, principal atividade anual do Guano Speleo, é um curso livre que tem como objetivo apresentar esta ciência multidisciplinar que é a espeleologia (estudo de cavernas). O curso se divide em três finais de semana de março. As palestras acontecem aos sábados, dias 2, 9 e 16, das 10 às 17h, no MM Gerdau. No domingo, dia 17, ocorre a viagem de campo ao Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa.

___
LIVE: MENINAS COM CIÊNCIA, UM PROJETO DO MUSEU NACIONAL

Museu Nacional – UFRJ

Participação: Luciana Witovisk (Museu Nacional / UFRJ)

Mediação: Luiza Macedo (MM Gerdau)

Data: 07/03/2024

Hora: 19h

Local: YouTube do MM Gerdau

Acessibilidade: LIBRAS

Link: https://www.youtube.com/watch?v=lBQ5dZ0p4OA


Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, nada melhor do que falar sobre mulheres cientistas! No dia 07/03, quinta-feira, o MM Gerdau apresenta, em parceria com o Museu Nacional – UFRJ, a live: “Meninas com Ciência, um projeto do Museu Nacional”. Realizado pelas mulheres do Museu Nacional, pioneiro na área de geociências que, há oito anos, o projeto empodera meninas por meio do conhecimento. A live terá a participação de Luciana Witovisk, que vai falar um pouco da história e da experiência do projeto, que é feito pelas mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional – UFRJ, além da mediação de Luiza Macedo, doutoranda e mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do núcleo gestor do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

___

6ª EDIÇÃO DA NOITE MINEIRA DE MUSEUS E BIBLIOTECAS

GOVERNO DE MINAS GERAIS

Datas: 14/03/24

Hora: 19h

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau integra a programação da 6ª Noite de Museus Mineiros. A ação é realizada pelo Governo de Minas Gerais, pela Secreatia de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus). A proposta executada desde 2022 é estender por um dia o horário de funcionamento dos equipamentos culturais até as 22h, fomentando a visitação aos equipamentos culturais presentes no estado. A nova edição começa no dia 14/03 com mais de 60 atividades, distribuídas em mais de 40 municípios mineiros.

___BATE-PAPO: SEGURANÇA HÍDRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Mediação: Alice Libânia (Analista Ambiental da FEAM e Superintendente de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente

Participação:  Ana Paula Furtado (engenheira da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas – PBH), Marília Melo (Secretária de Meio Ambiente Governo de Minas Gerais) e Marcelo da Fonseca (Diretor do Igam-MG)

Data: 21/03/2024

Hora: 19h30

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e transmissão ao vivo pelo YouTube

Acessibilidade: LIBRAS

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em celebração ao Dia Internacional da Água, apresenta, no dia 21/03, às 19h30, a roda de conversa “Segurança Hídrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. O evento será presencial e terá mediação de Alice Libânia (Analista Ambiental da FEAM e Superintendente de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente) e participação de Ana Paula Furtado (engenheira da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas – PBH), Marília Melo (Secretária de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais) e Marcelo da Fonseca (Diretor do Igam-MG). A conversa vai tratar sobre leis, normas e regras que podem orientar o futuro da “Segurança Hídrica”, termo usado para avaliar a oferta de água frente à demanda de uma parcela da sociedade, como a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A entrada é gratuita, sem necessidade de retirar ingressos e sujeito à lotação do espaço.

___

FESTIVAL DE VIOLONCELOS DA CASA DE MÚSICA DE OURO BRANCO

Parceria: Casa de Música de Ouro Branco – Gerdau

Data: 30/03/2024

Hora: 16h

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

No dia 30/03, sábado, às 16h, acontece o concerto de encerramento da 10ª Edição do Festival de Violoncelos de Ouro Branco. Realizado pela Casa de Música de Ouro Branco e com o patrocínio da Gerdau, o festival acontece de 23 a 30 de março de 2024. Neste ano, a décima edição celebra a universalidade do instrumento e de sua música com o tema ‘Festival das Nações”. Serão homenageados vários países na programação, ressaltando a versatilidade do violoncelo e sua história em cada uma dessas culturas.

___

#AMOMINERAIS
TEMA: SULFETOS

Datas: 07, 14, 21 e 28/03

Horário: 18h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau

___

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 500 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. 

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está localizado no histórico Prédio Rosa, na Praça da Liberdade. É financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO 2024 NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
www.mmgerdau.org.br
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h

Endereço: Praça da Liberdade, nº680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita!
@mmgerdau

Google Arts & Culture – MM Gerdau

Assessoria de Comunicação: Lucas D’Ambrosio – 31-99701-8860 – comunicacao1@mmgerdau.org.br