Programação de Novembro 2023 MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal  

16/11/2023

MM Gerdau apresenta para o público nova exposição temporária em parceria com a Aliança Francesa e o Centro Pompidou, exposição sobre Turmalinas, além de programação musical e ações voltadas para o mês da Consciência Negra e para a campanha Novembro Azul. 

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, exposição da Noite Mineira de Biblioteca e Museus | Créditos: Divulgação Gerdau.

O mês de novembro chega com novidades na programação expositiva, musical e educativa para o público do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal! A exposição “O Caminho das Turmalinas: da natureza para nossas vidas”, continua em cartaz ao longo do mês e apresenta a história e amostras dessa preciosidade mineral, tão cobiçada por colecionadores e pela indústria de joalheria. 

O MM Gerdau integra a programação da Noite Mineira de Biblioteca e Museus, no dia 09/11. A ação é idealizada pelo Governo de Minas Gerais, que convida bibliotecas públicas e comunitárias, museus públicos e privados de todo o estado para ampliarem o horário de funcionamento uma vez por mês, oferecendo ao público programação no período noturno. Neste dia, assim como em todas as quintas-feiras, o Museu fica aberto para visitação até às 22h. 

A partir do dia 10/11, estreia a exposição Hors PIstes Brasil 2023 “Ver a Guerra e Fazer as Pazes”, em nova parceria entre o MM Gerdau, a Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais e o Centro Georges Pompidou da França. Serão exibidas produções audiovisuais que apresentam diferentes faces da guerra, além de uma exposição fotográfica. 

No dia 16/11, o Museu abre a rodada de encerramento do Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil, com o show “Gabriel Grossi convida Vanessa Moreno”.  

Encerrando novembro e celebrando o Mês da Consciência Negra, a educadora do MM Gerdau, Themis Lobato, apresenta, no dia 18/11, os resultados de sua dissertação “Planeta África: Práticas Artísticas para uma Educação Antirracista”, em nova edição do Encontro entre Educadores (EEE).   

Até o dia 30/11, o MM Gerdau participa das ações de prevenção e combate ao câncer de próstata, iluminando o Prédio Rosa para a campanha Novembro Azul.  

A programação do MM Gerdau é acessível e gratuita. Participe! 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ESPECIAL – NOVEMBRO 2023: 

08/11, quarta-feira: o Museu abre, excepcionalmente, das 12 às 17h; 

15/11, quarta-feira, dia da Proclamação da República: Museu aberto para visitação, das 10 às 17h. 

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2023 

EXPOSIÇÃO: “O CAMINHO DAS TURMALINAS: DA NATUREZA PARA AS NOSSAS VIDAS˜ 

  • Uma parceria com a Aricanga Mine 

Data:: 04/10/23 até 28/01/24 

Horário: terça a domingo, das 10 às 17h e, quintas-feiras, das 10 às 22h 

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Sala de Exposições Temporárias) 

As Turmalinas são comumente utilizadas para a produção de joias, para o colecionismo e, para algumas crenças e tradições, possui poder terapêutico e usadas como talismãs de proteção. A exposição “O Caminho das Turmalinas: da natureza para as nossas vidas” traz para o MM Gerdau uma coleção de amostras e detalhes sobre a história desse mineral, em parceria com a Aricanga Mine. 

___ 

EXPOSIÇÃO: HORS PISTES BRASIL 2023 – “VER A GUERRA E FAZER AS PAZES” 

  • Uma parceria com a Aliança Francesa  

Data: 10/11/2023 a 28/01/2024 

Horário: terça a domingo, das 10 às 17h e, quintas-feiras, das 10 às 22h 

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (3º Piso – Andar do Metal) 

Bombardeamentos vistos de uma janela, carros blindados roubados por tratores, jovens correndo pelas ruas destruídas… Todos os dias, a cada hora, novas imagens chegam às redes. Estas imagens, trêmulas, às vezes escuras, com enquadramentos imperfeitos e sem montagem relatam, ao vivo, conflitos nas nossas telas. Assistimos a uma transformação da representação da guerra, onde a imagem amadora predomina. Estas imagens ocupam nossos jornais. É dada a mesma evidência para as “imagens de paz”? Por não estar representada, a paz não pode ser pretendida? A 18ª edição do Festival Hors Pistes questiona as novas representações da guerra, mas tenta também responder aos desafios de representação da paz, sob todas suas formas, efêmeras, imaginárias ou virtuais. 

___ 

FESTIVAL JÁ RAIOU A LIBERDADE – OS SONS DO BRASIL 

  • Show: “Gabriel Grossi convida Vanessa Moreno” 

Data: 16/11, quinta-feira 

Horário: 20h 

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Piso Liberdade – Praça de Convivência) 

O MM Gerdau será palco de apresentação musical e vai abrir a rodada de encerramento do Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil. No dia 16/11, quinta-feira, a partir das 20h, o Museu recebe o show “Gabriel Grossi convida Vanessa Moreno”. Grossi é um dos melhores Harmonicistas (gaita) do país, e Vanessa Moreno, grande revelação da música brasileira contemporânea. A entrada é gratuita e sujeito à lotação do espaço. 

___ 

ENCONTRO ENTRE EDUCADORES (EEE) 

  • “Planeta África: Práticas Artísticas para uma Educação Antirracista”, com Themis Lobato 

Data: 18/11, sábado 

Horário: 10 às 12h e 14 às 16 

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Piso Liberdade – Auditório Bateia) 

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, o MM Gerdau convidasua educadora Themis Lobato para apresentar os resultados de sua dissertação “Planeta África: Práticas Artísticas para uma Educação Antirracista”, finalizada em 2022 junto ao Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação e Docência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O encontro será realizado em dois horários e é voltado especialmente para professores da rede pública e particular, arte-educadores e núcleos de coordenação de locais de educação não-formal. A participação é aberta para todos os públicos e haverá emissão de certificado de participação. 

___ 

#AMOMINERAIS 
Dia do Estatuto da Terra 

Datas: 02, 09, 16, 23 e 30/10 

Horário: 12h 
Local: Instagram do MM Gerdau 
@mmgerdau 

___ 

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL 

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 500 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa.   

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras. 

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção. O MM Gerdau é fruto da parceria, que completa 10 anos em 2023, entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais.  

SERVIÇO: 

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL 
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h 

Endereço: Praça da Liberdade, nº680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG 
Entrada gratuita! 
www.mmgerdau.org.br 
@mmgerdau 

Google Arts & Culture – MM Gerdau 

Assessoria de Comunicação: Lucas D’Ambrosio – 31-99701-8860 – comunicacao1@mmgerdau.org.br