ReceitAço: Gerdau lança websérie gastronômica com chef Léo Paixão

02/01/2024

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, lança a websérie “Receitaço Gerdau”, com o chef de cozinha mineiro Leo Paixão. Em três episódios, ele compartilhou receitas especiais com ingredientes típicos de cidades onde a Gerdau atua em Minas Gerais: Barão de Cocais, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco e Três Marias.

Léo Paixão | Créditos: Divulgação Gerdau

Leo Paixão, que também é proprietário de alguns dos restaurantes mais badalados de Belo Horizonte (MG), abriu as portas da sua casa para a gravação do “Receitaço Gerdau”. A casa, inclusive, foi erguida com aço Gerdau, utilizando principalmente perfis estruturais que oferecem um ambiente moderno e personalizado.

“A parceria com a Gerdau surgiu de forma natural. Nada melhor do que se conectar com empresas que têm as mesmas afinidades e que valorizam a cultura local. Além disso, tive a oportunidade de ser convidado para criar receitas inéditas, com ingredientes típicos das cidades onde a Gerdau está presente em Minas Gerais. Por isso, essa parceria foi uma combinação não apenas de ingredientes como, também, de sucesso”, comemora Léo Paixão. 

O primeiro episódio exibe uma receita que representa a culinária de Ouro Branco e Três Marias. Em Ouro Branco, se encontra a maior unidade da Gerdau no mundo, com capacidade de produção líquida de aço de 4,5 milhões de toneladas por ano. Em Três Marias, é onde a Gerdau cultiva boa parte das florestas de eucalipto para produção de carvão vegetal. A companhia é a maior produtora do mundo dessa matéria-prima, são 254 mil hectares de florestas em Minas Gerais, sendo 90 mil dedicados à preservação ambiental. A receita leva peixe Dourado, do rio São Francisco, localizado em Três Marias, com batatas, que representam Ouro Branco, cidade que já foi considerada a maior produtora de batatas do Estado de Minas Gerais.

No episódio 2, a culinária artesanal de Barão de Cocais foi o destaque. O município é reconhecido pela criação de uma sobremesa tradicional que já se tornou patrimônio cultural imaterial: a goiabada cascão, feita por doceiras da região. A região também foi berço da primeira usina Gerdau em Minas, há quase quatro décadas. Nesta unidade, utiliza-se fontes renováveis para a produção de aço, como carvão vegetal, além de contar com a reciclagem de sucata metálica.

“O povo mineiro tem uma relação especial com a sua gastronomia, que inclusive é patrimônio cultural do Brasil. Esse projeto com o Leo nasce no intuito de valorizar a culinária local, trazendo como protagonistas os ingredientes típicos de cidades onde a Gerdau está presente em Minas Gerais. Dessa forma, reforçamos a conexão da empresa com o estado, que hoje representa quase 60% da nossa produção de aço no Brasil”, explica Pedro Torres, diretor de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau. 

CONFIRA A SEGUIR:

Episódio 01

RECEITAÇO GERDAU com Leo Paixão | Ep. 1 | Dourado em escama de batatas (youtube.com)

Episódio 02

RECEITAÇO GERDAU com Leo Paixão | Ep. 2 | Suflê de Goiabada Cascão (youtube.com)

Episódio 03

RECEITAÇO GERDAU com Leo Paixão | Ep. 3 | Pastel de Angu com Carne de Lata (youtube.com)