G10 Favelas lança projeto de revitalização e transforma casas de Paraisópolis

14/10/2021

28/09/2021

Cores da Favela realiza reforma de casas, além de gerar emprego e renda por meio da contratação de mão-de-obra da própria comunidade

No dia 24 de setembro, Paraisópolis lançou o programa de revitalização Cores da Favela, uma iniciativa do G10 Favelas realizada pelas startups Assessora Comunidades e Revitaliza Comunidades, que se uniram para transformar favelas de São Paulo e do Brasil.

A ideia surgiu baseada nas experiências e necessidades de alguns moradores da favela, de terem melhores condições de habitabilidade, com moradias dignas, garantia de segurança física, estrutural e espaços públicos de qualidade. Tudo o que contribui para o bem-estar de modo geral. “O propósito é expandir esse projeto para centenas de famílias das comunidades de todo o País”, afirma Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas.

O projeto pretende revitalizar casas, comércios e áreas públicas com o objetivo de elevar autoestima da população, melhorar a qualidade de vida, valorizar o bairro e fortalecer o comércio da região. Além de proporcionar um ambiente confortável, com condições de moradia digna, resguardando a saúde mental e física, fomenta o empreendedorismo, gerando impacto social com capacitação profissional e geração de renda. 

Inicialmente, 51 casas em frente ao Pavilhão Social do G10 já estão sendo reformadas com rebocos e pinturas gratuitas. A assessoria técnica está a cargo da Assessora Comunidades, que cuida dos projetos e contribui para o acesso às reformas, enquanto a construtora Revitaliza Comunidades é responsável pela execução do projeto. Todo o processo é acompanhado por um arquiteto e os moradores podem contratar o serviço a preços acessíveis. O projeto é liderado por Isaac Bezerra, fundador da Assessora Comunidades, e Carlos Leonardo, fundador da Revitaliza Comunidades, ambos são moradores de Paraisópolis. 

O patrocínio do projeto é da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das realizadoras da Coalizão Habitação – movimento formado pela Artemisia, Gerdau, Instituto Vedacit, Tigre, Votorantim Cimentos e Leroy Merlin com intuito de apoiar negócios de impacto no tema habitação, por meio do programa Lab Habitação. “Assim como Paraisópolis, a Gerdau também está em um ano comemorativo – em 2021, completa 120 anos de história. A responsabilidade social sempre fez parte dessa trajetória, e estamos felizes em poder apoiar uma das maiores comunidades do País. A habitação é um tema central para nós, pois entendemos que uma moradia digna é condição primordial para uma sociedade mais justa. Com a pandemia, entendemos que estes movimentos são ainda mais importantes”, reforça Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.

A execução de novos projetos, em todas as etapas das obras, será realizada a partir da contratação de profissionais que residem na comunidade com o objetivo de investir na geração de emprego e renda.

Os moradores poderão não só fazer financiamento com o G10 Bank, como ainda contar com o apoio de parceiros, como o modelo do Sobras do Bem, programa de arrecadação de material de construção, coleta e reaproveitamento de materiais que não foram utilizados, buscando reduzir os custos envolvidos na reforma. 

O lançamento do programa acontece durante a semana de comemoração dos 100 anos de Paraisópolis. Durante todo o mês de setembro, a comunidade promove a campanha “Presenteie Paraisópolis” com objetivo de arrecadar fundos para compra de alimentos e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para obter mais informações, acesse o site da campanha: www.novaparaisopolis.com.br