Gerdau e Accenture abrem inscrições para curso gratuito de capacitação profissional para jovens de baixa renda

06/10/2021

16/07/2020

Estão abertas as inscrições para uma nova turma do Start Gerdau, iniciativa da empresa em parceria com o projeto Start, criado pela Accenture e realizado em colaboração com o Instituto Ser+. O Start promove formação e capacitação profissional de jovens de baixa renda na cidade de São Paulo. Interessados podem se candidatar ao curso gratuito por meio do link: http://bit.ly/2W2HNFW, até o dia 31 de julho.


A turma terá início na primeira semana de setembro, totalmente à distância. A partir de outubro, parte das aulas poderá ser retomada no formato presencial e com turmas reduzidas, seguindo os protocolos de distanciamento social e de forma alinhada às decisões do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da capital. O curso tem previsão de encerramento no início de dezembro.


Para fazer parte do programa, os alunos devem ter entre 18 e 24 anos, ensino médio completo ou em fase de conclusão em instituição da rede pública, fazer parte de núcleo familiar com renda inferior a um salário mínimo por pessoa e não podem ter vínculo empregatício atual. Com meta de empregabilidade dos alunos em 70% em áreas administrativas e de tecnologia, o programa deve gerar novas oportunidades e fomentar o acesso ao ecossistema da economia digital.  


O curso tem duração de aproximadamente três meses (200 horas), com aulas e exercícios de qualificação em habilidades técnicas e comportamentais, especialmente focadas em administração, inovação e tecnologia. As sessões on-line serão realizadas por meio da plataforma Cisco Webex, enquanto as presenciais estão previstas para ocorrer na sede do Instituto Ser +, localizada na Universidade São Judas Tadeu, no bairro da Mooca, em São Paulo.


No intuito de assegurar condições de igualdade no mercado, as turmas do Start Gerdau deverão ter 55% de presença feminina para serem iniciadas. Os selecionados ainda recebem auxílios como material pedagógico e convênio odontológico. Os jovens formados pelo programa são encaminhados para processos de recrutamento nas empresas parceiras e têm acompanhamento da equipe do Ser+ até seis meses após o fim do curso para ingresso no mercado de trabalho. 


Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Gerdau contribui com o projeto por meio de mentorias on-line e presenciais realizadas por colaboradores voluntários da companhia. Os mentores auxiliam os participantes no desenvolvimento do projeto apresentado ao final do curso e compartilham suas experiências profissionais. Além disso, a empresa tem contribuído financeiramente para custear a execução do programa.

No início de julho, a Gerdau celebrou a conclusão de sua primeira turma no projeto Start. “Iniciamos a parceira com o Instituto Ser+ e a Accenture este ano por compreendermos que a iniciativa está alinhada com nossos esforços para potencializar o empreendedorismo e a transformação social a partir da educação. Nosso trabalho para empoderar pessoas envolve o estímulo ao desenvolvimento profissional e a inclusão social de jovens da periferia. A companhia tem apoiado projetos que capacitem atuais e futuros empreendedores, e nossos colaboradores estão engajados para participar. Ao todo, foram mais de 100 horas doadas pelos profissionais da Gerdau para realizar as mentorias da turma inicial”, explica Paulo Boneff, head de Responsabilidade Social da Gerdau. 

No decorrer do projeto, o Instituto Ser+ contribuiu com sua Tecnologia Social voltada para o autoconhecimento, autoestima, descoberta de talentos, desenvolvimento humano, escolarização e profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social. “A primeira turma, formada por 30 alunos, foi incentivada a descobrir seus talentos e, consequentemente, conquistar seu primeiro emprego. Apesar da pandemia, conseguimos finalizar o curso de forma on-line, o que se mostrou como um aprendizado para os próximos. Tanto o conteúdo quanto as mentorias foram mantidos visando três pilares: protagonismo social, valor compartilhado e novas oportunidades”, reforça Sofia Esteves, presidente do Instituto Ser+.

“Como líderes na área de tecnologia, temos o compromisso de aplicar soluções em escala para ajudar a resolver desafios sociais complexos. Usamos nossos conhecimentos em inovação digital para capacitar profissionais de forma alinhada às oportunidades de emprego e empreendedorismo existentes em cada mercado. O nosso papel é, junto com os nossos parceiros,  criar oportunidades e capacitar  pessoas para que possam construir carreiras em um mercado de trabalho em profunda transformação”, afirma Matthew Govier, diretor da Accenture e responsável pelo projeto no Brasil. Desde 2013, o Start da Accenture capacitou 1.658 jovens no país, dos quais 976 foram contratados pela consultoria ou por parceiros.


Inscrições Abertas – Programa Start Gerdau

Prazo: até 31 de julho
Inscrições gratuitas pelo link: http://bit.ly/2W2HNFW 
Duração: aproximadamente três meses (200 horas)
Início do curso: setembro de 2020