Gerdau inicia construção de parque solar com capacidade de 80 megawatts nos Estados Unidos

14/10/2021

29/09/2021

Cerimônia com os parceiros 174 Power Global e TotalEnergies deu início às obras de instalação do projeto de eficiência energética Gerdau Solar no estado do Texas

Teve início na última quinta-feira (23/9) a instalação do parque solar desenvolvido em parceria entre a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, a 174 Global Power, empresa líder em energia solar, e a TotalEnergies, companhia de energia, na cidade de Midlothian, no Texas, Estados Unidos. 

O parque fotovoltaico Gerdau Solar será construído em uma área de 3 milhões de metros quadrados ao lado da unidade da Gerdau na cidade texana e contará com 230 mil painéis solares, totalizando uma capacidade de 80 megawatts. Com inauguração prevista para 2022, será uma das maiores instalações do tipo behind-the-meter (BTM) nos Estados Unidos e permitirá que a usina da Gerdau funcione movida a energia solar. Serão criados 200 empregos com a instalação, além de inúmeros benefícios à comunidade – a energia gerada compensará as emissões médias de mais de 13 mil residências do Texas.

O projeto é fruto de um acordo de compra de energia com duração de 20 anos entre a 174 Global Power e a Gerdau na América do Norte. A TotalEnergies participa por meio de uma joint venture 50/50 com a 174 Power Global. 

“A sustentabilidade é fundamental para a Gerdau, e estamos ansiosos para utilizar a energia limpa gerada pelo parque solar para reduzir nossa pegada ambiental e trazer benefícios econômicos de longo prazo à cidade”, afirma Chia Yuan Wang, CEO da Gerdau nos Estados Unidos. 

“A inauguração da obra do parque Gerdau Solar é um passo a mais na geração de energia limpa para o Texas. Estamos felizes pela parceria com a Gerdau e a TotalEnergies para a construção de um dos maiores parques solares BTM nos Estados Unidos, com benefícios ambientais e econômicos para Midlothian”, diz Henry Yun, presidente da 174 Power Global.

“A TotalEnergies se orgulha da parceria com a 174 Power Global e a Gerdau para a construção de um dos maiores parques solares BTM dos Estados Unidos, tornando a transição energética uma realidade. Esse projeto representa o compromisso da nossa empresa em continuar sua expansão pelo mercado de energia solar dos Estados Unidos e contribui para nosso objetivo de alcançar vários gigawatts de capacidade de produção de energias renováveis no país até 2025”, afirma Marc-Antoine Pignon, diretor da TotalEnergies Renewables USA.