Gerdau presenteia Porto Alegre com obra de arte pública em comemoração aos 250 anos da cidade

16/05/2022

A obra de arte pública ANTERA, realizada pelo artista visual Rogério Pessôa, por meio da Virada Sustentável, é inaugurada hoje no Parque Moinhos de Vento (Parcão)

André Bier Gerdau Johannpeter, vice-presideten do Conselho de Administração da Gerdau, esteve presente na inauguração da obra em Porto Alegre (RS) | Créditos: Divulgação Gerdau

Em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, berço de sua origem, a Gerdau doa à cidade a obra Antera, feita de aço, do artista Rogério Pessôa. A escultura doada à cidade durante a sexta edição da Virada Sustentável ficará instalada permanentemente no Parque Moinhos de Vento (Parcão). A inauguração da obra aconteceu nesta segunda-feira, 16, em cerimônia que teve a presença do vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Bier Gerdau Johannpeter, autoridades municipais, como o Prefeito Sebastião Melo e secretários, e representantes da Virada Sustentável.

“Há 121 anos, a Gerdau iniciava em terras gaúchas sua trajetória centenária. Temos uma relação muito especial e próxima com a cidade e, por isso, sempre buscamos promover iniciativas que impactem positivamente a população, sejam ações de cultura, inovação ou sustentabilidade. A escultura, feita em aço, é um presente para a cidade e nossa forma de homenagear, mais uma vez, a capital gaúcha por sua contribuição ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do País e seus 250 anos de história”, afirma André Bier Gerdau Johannpeter, vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau.

A Virada Sustentável foi a responsável pelo projeto de implantação da obra. “A concepção desta peça atende uma trajetória de trabalhos marcados pela criação de uma flora muito particular. Sempre me encantou este tema e invariavelmente as peças são formadas pela união de materiais muito distintos em suas combinações, como o aço e a cerâmica, por exemplo”, destaca o artista autor da escultura instalada entre o final da avenida Goethe e o acesso à rua Dr. Timóteo.

O pólen está presente na nova obra artística do Parcão na forma de peças de cerâmica, em diversas colorações. “Todos somos especiais e diferentes, e está justamente no aceitar as diferenças o verdadeiro sentido de uma vida repleta de valores humanos de fraternidade,” afirma Rogério. O artista é autor de Intervenções urbanas de grande escala já realizadas e de diversos trabalhos em ferro, cerâmica e galhos, sempre fazendo uso de diversos materiais integrados numa mesma obra. Esteve também em exposições individuais e coletivas, inclusive na Bienal Mercosul.

O principal parceiro da Virada Sustentável no trabalho de implantação da escultura, produzida em Porto Alegre com aço doado pela Gerdau, foi a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, com apoio também da SMC, a Secretaria da Cultura.

Outras iniciativas da Gerdau nos 250 anos de Porto Alegre

A doação da escultura faz parte de série de iniciativas da empresa em Porto Alegre para contribuir com melhorias, incentivos e novas oportunidades para a capital gaúcha. A mais recente foi o patrocínio ao South Summit Brasil, um dos maiores eventos de inovação do mundo, realizado no início de maio, e deu ampla visibilidade às soluções locais para acelerar a inovação e o empreendedorismo. A Gerdau também patrocinou os custos das reformas nos armazéns do Cais Mauá, local onde o evento foi realizado. Os prédios receberam reformas no telhado, nos portões, calhas e fiação elétrica, entre outras melhorias.

No último Natal, a Gerdau presenteou a cidade com uma árvore de Natal de 38 metros, com o objetivo de tornar a data na capital gaúcha um atrativo para moradores e turistas. A empresa também apoiou, por meio de incentivos fiscais, a revitalização da Estátua do Laçador, monumento símbolo da cultura gaúcha, e as reformas e ampliação da estrutura do Theatro São Pedro.