Voluntários recebem homenagem na Câmara Municipal de Barão de Cocais

13/10/2021

01/11/2019

Na noite do dia 31 de outubro, o grupo Voluntários Gerdau foi um dos homenageados da cerimônia de Moção de Aplausos, realizada na Câmara de Vereadores de Barão de Cocais. A homenagem foi prestada à empresa e aos seus colaboradores em reconhecimento ao importante trabalho social realizado no município ao longo de todo o ano, beneficiando milhares de pessoas. 

A relação de parceria entre a Gerdau, o município e a comunidade vêm se consolidando ano a ano, desde a chegada da companhia à cidade, em 1989. Desde então, a empresa tem promovido uma série de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade.

Para coordenar este trabalho, a empresa criou o projeto Voluntários Gerdau em 2005, Ao longo destes 14 anos, a iniciativa ganhou força e hoje conta com 6,5 mil participantes em todas regiões em que a produtora de aço está presente. Cerca de 340 desses voluntários atuam em Barão de Cocais, promovendo a transformação das comunidades da região, por meio de cursos de empreendedorismo, ações de educação, revitalização de espaços públicos e mobilizações sociais. 

Apenas no primeiro semestre deste ano, o grupo de voluntários da Gerdau desenvolveu mais de 70 ações, beneficiando cerca de 30 entidades da cidade. Entre as iniciativas estão o programa de capacitação de mulheres empreendedoras, que resultou na Feira De Mulheres Empreendedoras, realizada mensalmente na cidade, e os mutirões de revitalização e transporte de insumos para as unidades de saúde do município.

Para Graziela Nascimento, gerente de Pessoas da Gerdau em Barão de Cocais, iniciativas como esta trazem ganhos imensuráveis às pessoas. “O voluntariado é um chamado, uma vocação, capaz de transformar a vida de quem prática e de quem é beneficiado. O nosso time se mantém atento e engajado às necessidades da comunidade, pois acreditamos que, com empatia, respeito e dedicação, podemos promover iniciativas capazes de empoderar as pessoas e incentivá-las a construir uma nova realidade”, afirma Graziela.